Dica de como comprar com segurança na internet

O natal está ai e muita gente não tem tempo ou prefere a comodidade de comprar os presentes ou mesmo aproveitar as ofertas pela internet.
As vantagens são inúmeras e atrativas, mas alguns cuidados são necessários para evitar futuras “dores de cabeça”.
Infelizmente em épocas festivas, principalmente de fim de ano, fazer compras pela internet deve ter um cuidado redobrado, já que muitos golpistas tentam iludir consumidores com sites falsos ou mesmo com produtos inexistentes a preços convidativos.

Então vamos a algumas dicas para verificar se o site de vendas em questão pode ser confiável:
1. Buscar informações sobre o site verificando se não há reclamações, buscando pelo nome da empresa nos sites de buscas ou então em sites com comentários de usuários, como o www.reclameaqui.com.br, com amigos, familiares, etc.
2. Verificar o endereço físico do fornecedor, telefones, e-mails, etc. Recomendo que desconfie ou fuja de sites que possuem apenas telefones celulares.
3. Se o fornecedor possuir CNPJ, verifique no site da Receita Federal se o CNPJ confere com o endereço fornecido. O site da Receita Federal para verificação do CNPJ é: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp
4. Verifique no site os procedimentos para reclamação, devolução, garantias, etc.
5. Verifique as medidas que o site adota para garantir a privacidade dos seus dados, principalmente caso precise inserir dados como RG, CPF, etc.
6. Não forneça informações desnecessárias para se efetuar uma compra. Caso perceba que precise preencher campos com dados desnecessários, entre em contato com o site para saber o motivo disso.
7. Guarde todos os dados das compras, como o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido e todos os dados coletados com as dicas anteriores.
8. Guardar todos os e-mails e mensagens trocadas entre você e o fornecedor, confirmação do pedido e outros dados que comprovem a compra e suas condições.
9. Verificar se há despesas adicionais como fretes ou taxas, assim como os prazos de entrega ou execução dos serviços para evitar surpresas desagradáveis.
10. Exija nota fiscal sendo empresa ou não, já que isso pode ser uma garantia de que o produto não é roubado e também lhe dará crédito na hora da reclamação, além da garantia contra defeitos no produto e eventual troca.
11. Mantenha seu computador protegido e livre de pragas da internet (vírus, trojans, spywares, etc), já que na hora da transação eletrônica nos sites você precisará inserir informações sigilosas.
12. Para compras online, evite a todo custo usar computadores públicos (como as de lan houses) por poderem estar infetados com algum programa malicioso. Prefira o seu computador pessoal ou mesmo de sua empresa (caso seja permitido fazer compras ou acessar determinados sites na mesma).
13. Se possível verifique se o site em questão usa SSL, um certificado de segurança onde os dados enviados pelo formulário de seu computador até o servidor são criptografados (codificados). Para isso basta olhar no endereço se está como “https://” em vez de “http://”
14. Usar o cartão de crédito é tão seguro quanto pagar suas compras no restaurante ou supermercados. Prefira este meio de pagamento na internet. Caso o site em questão não tenha meios de pagamento por cartão, prefira pagamentos por boleto bancário ou Sedex a cobrar (onde você paga ao receber o produto nos Correios).
15. Desconfie de ofertas espetaculares, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado.

Texto editado, confira a matéria na integra no link abaixo.
Fonte: http://www.dicasparacomputador.com

Gostaríamos de adicionar a essas dicas, faça uma visita nas redes sociais da loja ao qual pretende realizar a compra e veja o que as pessoas falam sobre ela lá.
redes sociais com grandes números de seguidores e amigos é um indicio de uma boa loja.
Consulte o site www.reclameaqui.com.br , não tenho dados técnicos mas creio que seja o maior portal de reclamações sobre lojas virtuais na internet.

Gostou? tem mais dicas / deixe seu comentário.

Gostou? compartilhe com os amigos
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *